17 março, 2014

♥Bagels de Batata Doce♥

Se são completamente malucos por batata doce, como "je", então vão adorar esta receita de fazer crescer água na boca, é deliciosa até não podermos mais. Até o maridão que detestava batata doce, está num convertido e a melhor parte sabem qual é? É fácil para xuxu!

Nada melhor que servir quente com um pouco de manteiga e mel

Bagels de batata doce (12 bagels)
♥1 batata doce (grande) 
♥1 xícara de água (a água onde ferveu a batata doce) 
♥1/4 de xícara de óleo (eu usei azeite) 
♥2 colheres de chá de mel de abelhas
♥4 1/2 xícaras de farinha 
♥2 1/4 colheres de chá de fermento (uso Royal) 
♥1 ovo 
♥1/4 de xícara de açúcar mascavado

Primeiro, descasque e corte a batata doce. Ferva até ficar macia (mais ou menos 20 minutos). Reserve 1 xícara da água e deitar o resto fora. Amasse a batata, juntamente com o mel. Na xícara de  de água (ainda quente), adicione uma pitada de açúcar e  o fermento (não há necessidade de mexer). Deixar a repousar durante cinco minutos (a levedura deve fazer bolha ou espuma), se não, deitar fora e começar de novo. Numa tigela grande misture a farinha, o fermento e a mistura de batata. Mexa até obter a massa desprender da tigela e forme uma bola . Agora a minha parte preferida, deite um pouco de farinha e BATA a massa com as mãos por 5-8 minutos. Coloque a bola de massa numa tigela média levemente untada com óleo, tape e deixe crescer, sem correntes de ar quente (mais ou menos 1-1 ½ horas (até dobrar de tamanho)). Perfure a massa com um garfo com com um palito e coloque em cima de uma superfície enfarinhada. Divida em 12 pedaços e molde em bagels (convém serem do mesmo tamanho, a não ser, que queiram um bagel xxl só para voçês, como eu) Coloque em uma forma rectangular forrada com papel manteiga. Cubra e deixe descansar (para crescer um pouco mais) por 30 minutos.

Encha uma panela grande com água e deixe ferver. Delicadamente, coloque os bagels, um de cada vez, na água fervente por 30 segundos. Virar e deixar ferver por mais 10-20 segundos, e volte a colocar na forma. A água vai adicionar um elemento de vapor no processo de cozedura e ajudar a criar a crosta cor de laranja. NADA DE PULAR ESTA ETAPA!  Pincele os pães com uma lavagem do ovo (ovo + uma colher de sopa de água) e polvilhe com o açúcar mascavado. Levar ao forno a 200 ° C por 28-30 minutos.

Enjoy!
♥♥♥



Sem comentários:

Enviar um comentário