09 maio, 2014

Saúde #1

Este post é sobre a dieta que comecei a fazer há 5 semanas.  Era muito gulosa, aliás sou, mas sou gulosa por gomas e bolas de berlim (com creme de pasteleiro), imaginem que faço uma carrada de bolos mas não ligo nada a bolos nem a outro tipo de doces, mas também gosto muito de chocolate e se for um Milka ou um Cadbury de avelãs trepo às paredes. Fui atleta de alta competição durante muitos anos mas depois de deixar a competição tornei-me muito preguiçosa no que toca ao exercício físico e depois de ser mãe a preguiça instalou-se completamente e claro,  a minha alimentação não era a melhor, comia batatas fritas (Lays), Big Mac, pipocas, e não mexia um dedo. No meu caso não existem comprimidos milagrosos, existe sim uma força de vontade muito grande de viver a vida com o meu filho e com o meu marido! O meu milagre está quando olho para eles e penso no futuro, para isso estou a mudar os meus hábitos de vida, a minha alimentação e a forma como encaro o dia-a-dia.

Decidi ir a nutricionista Joana Sebastião na Farmácia da Madalena que me anda a ensinar a comer. Passei a comer de 3h em 3h no máximo e pequenas quantidades de comida para evitar a fome. Não como hidratos de carbono há 5 semanas mas compenso com muitas saladas e muita proteína. No início saía da consulta com uma grande vontade de comer uma mega bola de berlim e pessimista, achava que não ia dar resultado, mas a prova disso está na balança, semana após semana e depois de 5 semanas, já perdi 6 kilos. 

A motivação aparece através destes números na balança, no peito, na cintura e nas ancas (todas as semanas a Joana mede as zonas "críticas" e até agora já perdi 3 cm no peito, 4 cm na cintura e 3 cm nas ancas). Não há dietas milagrosas, é mesmo uma mudança de estilo de vida, a motivação tem de aparecer aos poucos e para mim nada melhor que olhar para os meus homens ou para a minha família e me lembrar sempre porque estou a fazer isto. 

Não falo muito no plano que a Joana me passou porque é algo que é adaptado a cada uma de nós, na consulta ela perguntou como é o meu dia-a-dia, do que gosto ou não de comer e depois traçou um plano onde posso continuar a comer o que gosto mas (muito) moderadamente. Tenho muita saladinha ainda pela frente mas hoje estou muito contente por ter finalmente decidido perder peso.

Ainda estou numa fase de aprendizagem mas já mudei muita coisa e estou a aprender a comer. Comecei a frequentar o ginásio Ritmos e Segredos no Campo do Marítimo e na última aula de Zumba, finalmente percebi o quanto me vai custar a perder o equivalente a um Cadbury ou a um Big Mac. Já troco os refrigerantes por água e aos poucos estou a habituar-me a beber 1,5ll de água por dia . 

Escolhi ter uma vida mais saudável, é mais fácil do que pensam, acreditem que compensa. Nos primeiros tempos é complicado sim senhora, mas depois acabamos por nos adaptar a tudo e adoptarmos um estilo de vida diferente. A motivação ganha-se e cada dia é uma vitória.

Dica da semana: Não saias de casa sem tomar o pequeno-almoço.

Espero inspirar-vos! Pensem em vocês e no que podem estar a perder!


♥♥♥


1 comentário:

  1. Tininha,
    Axo que fazes muito bem. Ha uma ano atrás também fiz uma dieta muito idêntica, e ainda hoje mantenho o rigor com que comecei, claro que no inicio não tens hidratos mas os mesmo aos poucos voltarão a tua vida, porque também são um bem necessário.
    Estas dietas compensam para nos percebermos que podemos ser aquilo que queremos, e tudo uma questão de mentalidade.
    Tenho a certeza que vais conseguir.
    Aguardo para ver novos resultados daqui a um mês!
    Bjos

    ResponderEliminar